Terapia Cognitivo-Comportamental: O que é e como funciona?
- rvsallus renata
- 22 de abr.
- 1 min de leitura

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterapêutica baseada em evidências, desenvolvida pelo Dr. Aaron Beck na década de 1960. Indicada para tratar diversos problemas emocionais, como ansiedade, depressão, obsessões, conflitos nos relacionamentos e estresse. A TCC é prática, estruturada e centrada em soluções de problemas.
Apesar de seu foco em objetivos e resolução de problemas, a TCC não perde o olhar humano. Ela reconhece o sofrimento emocional com sensibilidade e busca promover, de forma acolhedora, a autonomia e a autoeficácia do paciente para lidar com os desafios da vida cotidiana.
A TCC parte do princípio de que pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados, um influencia o outro o tempo todo. Muitas vezes, acreditamos nos nossos pensamentos como se fossem verdades absolutas, sem questionar outras formas de interpretar o que aconteceu. Ao aprender a identificar, avaliar e modificar esses pensamentos disfuncionais, o paciente desenvolve mais consciência sobre si mesmo, compreende melhor suas reações e fortalece sua capacidade de escolha e regulação emocional.
Na TCC, o trabalho é feito a quatro mãos: o terapeuta oferece as ferramentas, e o paciente traz a história. É na colaboração entre técnica e experiência que a mudança acontece.
Comentarios